Atividade faz parte da nova programação cultural e esportiva da Escola Bosque das Letras ampliando suas habilidades socioemocinais 

Os primeiros anos de vida são os mais importantes para o desenvolvimento físico, mental e emocional das pessoas. É a fase de despertar, explorar e aprender, em que os movimentos corporais ainda são soltos, leves e flexíveis.

É neste estágio da existência que recomenda-se atividades que possam contribuir para a evolução plena, isto é, elementos que possam criar e fortalecer a inteligência emocional. Afinal, vivemos numa sociedade com muito acesso a informação, onde frequentemente pessoas têm dificuldade para lidar com si próprias, com os outros e com o mundo.

Yoga é a ‘ferramenta’ para crianças unirem o corpo e a mente por meio de brincadeiras, jogos cooperativos, histórias, posturas de animais e danças. (Veja o vídeo abaixo).

“O Yoga passa a fazer parte do dia a dia das crianças a partir dos grupos 3, 4 e 5, inicialmente apresentando que é o Yoga, um pouco da teoria e a pratica de forma lúdica. A ideia é criar situações que ajudem a criança a respirar melhor e tornarem-se mais conscientes do próprio corpo”, diz Daniela Onisanti, professora de Yoga e Coordenadora Pedagógica da Escola Bosque das Letras.

O Yoga é uma filosofia muito antiga, que surgiu cerca de 5.000 anos atrás, na Índia. O objetivo do Yoga é atingir um estado de aquietamento, calma, através de posturas, técnicas corporais e do ritmo da respiração. É uma integração global: física, mental e emocional, induzindo o pensamento para o presente, concentração e o relaxamento profundo.

“Aprender a equilibrar o corpo e tranquilizar a mente. Esse estado chama-se samadhi e pode ser interpretado como autoconhecimento. Conseguimos trabalhar não somente a parte física nas aulas de Yoga, mas também preceitos éticos importantes. São valores e virtudes que desenvolvem a generosidade e o respeito por si e por todos os seres”, acrescenta Daniela sobre a estreia da prática na escola na próxima semana.

10 benefícios do yoga para crianças

  • Aumento da Consciência Corporal e o Respeito de seus Limites
  • Fortalece os Músculos e Ossos
  • Aumento do ânimo e a força de vontade
  • Desenvolve a Coordenação Motora
  • Ajuda a Manter a Calma e a Concentração
  • Aumento da Autoestima e Autoconfiança
  • Ensina a Ter mais Disciplina
  • Reduz a Ansiedade e o Estresse
  • Desenvolve a Criatividade e Imaginação
  • Ensina a Importância de Viver no Momento Presente
Conheça os Preceitos do Yoga

Os preceitos do Yoga são chamados em sânscrito – uma língua ancestral do Nepal e da Índia – de Yamas (disciplina externa) e Nyamas (disciplina interna).

“As crianças adoram esses nomes “diferentes”. No total são 10, que serão abordados no decorrer do ano, de acordo com a faixa etária”, completa Daniela.

YAMAS:

Ahimsa – não violência / não agressão (ao amigo, a si próprio, aos animais, a natureza, etc);

Satya – verdade / não mentir (para os outros e para si mesmo);

Asteya – não roubar (coisas, tempo, paciência, confiança, etc);

Brahmacharya – fazer tudo muito bem feito, o melhor que conseguir, de modo tranquilo;

Aparigraha – desenvolver o desapego, não possuir mais coisas do que realmente necessitar;

NYAMAS:

Sauca – pureza / limpeza (física, mental e emocional);

Samtocha – contentamento (ser feliz e grato pela vida, pelas pessoas da nossa convivência)

Tapas – perseverança, disciplina;

Swadhyaya – estudo (estudar com interesse e dedicação. Gostar de aprender coisas novas);

Ishwara Pranidhana – enriquecimento interior e entrega.

Outras novidades da Bosque

O desenvolvimento cognitivo das crianças na Escola Bosque das Letras é reforçado com as novas vivências diárias em inglês para os pequenos de 2 anos de idade. Para os alunos da faixa etária de 3 a 5 anos, a proposta segue com aulas e vivências de inglês dentro da programação diária da escola.

Além disso, os alunos contam com novas opções de atividades extra-curriculares, como ballet, natação, artes marciais, iniciação a modalidades esportivas e clubes de inglês (You Bilingue), em que abordaremos seus benefícios nas próximas postagens.

#Namaste

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *