Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica


Aqui aprendemos assim…


Nossa proposta pedagógica construtivista é fundamentada em Jean Piaget e inspirada em outros pensadores e estudiosos na área da educação, como: Emmi Pikler, Loris Malaguzzi, Paulo Freire e Renata Meirelles.

Na Escola Bosques das Letras as crianças compartilham seus conhecimentos, saberes, criatividade e imaginação por meio de múltiplas linguagens que se manifestam através do brincar, do toque, do canto, da dança, da pintura, da interpretação, da fala e de outras formas de expressão.

Acreditamos que:

• educar e cuidar são aspectos indissociáveis, pois os momentos de cuidados também são momentos de aprendizagem;

• consideramos que o ser humano tem uma história de vida, uma bagagem de experiências e aspectos culturais que precisam ser considerados no processo de ensino e aprendizagem, sendo assim, é papel do educador sempre considerar os conhecimentos prévios de nossas crianças durante o processo educativo;

• as crianças compartilham suas vivências, sua criatividade e imaginação por meio de múltiplas linguagens que se manifestam através do brincar, do desenho, do canto, da dança, da pintura, da interpretação, da fala e de outras formas de expressão. Registrar, fotografar, gravar e filmar são partes da nossa rotina.

• é fundamental trocar saberes com nossa comunidade e tornar visível aprendizagem de nossas crianças.

• a criança é um ser social que constrói seus próprios aprendizados a partir da relação com o outro e das experiências que vive.

• a criança é vista como protagonista das ações e o educador atua como um mediador do conhecimento, através de uma escuta atenta, respeitando as singularidades de cada um.

• o brincar é necessidade de toda criança e sinônimo de aprender, enquanto brinca a criança elabora experiências vividas, conhece mais sobre si e sobre o outro e exercita sua capacidade de invenção e imaginação;

• nosso currículo é pautado pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e o plano de ensino é organizado por projetos de investigação, que convidam a pesquisar sobre diferentes temas e campos de experiência, contemplando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.