Proposta Pedagógica
Aqui aprendemos assim…
Cantando, ouvindo os passarinhos, observando as flores, escutando o barulho da chuva e sentindo o sol batendo no rosto. Com esses fatores provocadores concedidos às suas subjetividades, as crianças aqui na Bosque das Letras têm liberdade, contato com a natureza, valorizam o simples e são as protagonistas do próprio aprendizado.
As iniciativas educacionais que guiam nosso trabalho respeitam nossos pequenos em sua totalidade, para que eles reconheçam, se apropriem e utilizem todas as suas inúmeras formas de se comunicar, pensar, compreender e se relacionar com os outros.
Criança aprende brincando e usando o corpo todo. Cada parte dela quer se movimentar e experimentar. As crianças precisam tocar, cheirar, se sujar, subir, descer, correr, pular. As descobertas são feitas com os sons, os aromas, o contato. Proporcionar às crianças um ambiente que favoreça o acesso a estes conhecimentos é garantir que elas cresçam completas.
Pautados no Socioconstrutivismo, acreditamos que entre o conhecimento de mundo e a aprendizagem há um sujeito ativo que transforma suas vivências sociais e informações disponíveis em conhecimento próprio. Por isso incentivamos a pesquisa, as descobertas, reflexões e criações.
Utilizamos práticas atuais e inovadoras, oferecendo um processo conectado com o desenvolvimento de habilidades cada vez mais relevantes para o mundo.
Garantimos também um ambiente de experimentação, que responde às expectativas educacionais e coloca a criança como elemento ativo e central da aprendizagem, construindo e reconstruindo o conhecimento conforme é desafiada a reelaborar seus saberes prévios e avançar no processo de conhecer.
No Ensino Fundamental, temos um projeto global, chamado Compartilha/Projeto Presente, com propostas educativas 360º para uma experiência plena, com novas metodologias e espaços de aprendizagem interativas.
Sabemos também do importante papel da escola, em parceria com as famílias, para a formação moral e ética das crianças. Para nós, valores se aprendem e, portanto, também são tratados na escola de forma intencional.