Conheça os protocolos de saúde e segurança e os cuidados da equipe da Escola Bosque das Letras para garantir a segurança e o bem-estar de todos

 

‘Cuide de si e dos outros’ é o lema da Escola Bosque das Letras, que tem uma equipe animada com o reencontro com as crianças e familiares após a quarentena da COVID-19.

“Preparamos essa retomada presencial com muito cuidado, cautela e carinho, seguindo os protocolos de segurança, sem perder nossa característica do acolhimento e olhar para as crianças. Sabemos o quanto este período distante da escola foi difícil para todos e ainda estamos vivenciando um momento delicado, mas acima de tudo agradecemos e honramos a parceria de todos vocês”, diz Juliana S. Conte, Diretora da Bosque das Letras, que apresentou um guia completo para o retorno às aulas presenciais, visando a integridade e o bem-estar de todos.

Nessa retomada, o acolhimento e afetividade são dois pilares fundamentais. É uma forma de garantir que as crianças se sintam seguras e livres para explorar os ambientes e conviver melhor com as pessoas. Inclusive, o movimento livre é a base da abordagem Pikler, no qual baseia-se a Educação Infantil da Bosque das Letras.

A abordagem Pikler é uma filosofia ética do cuidar, com foco no desenvolvimento neuropsicomotor da criança que ocorre ao acreditar nas capacidades de crescer e de adquirir, de forma autônoma, as potências essenciais para a vida, possibilitando a segurança, alegria, confiança no adulto e bom desenvolvimento sócioemocional.

“Apesar do distanciamento que nos foi imposto, alterando nosso convívio social e os laços de afetos, seguimos firmes e confiantes diante do novo que se descortina em nossa frente. Somos seres sociais, construímos nosso ser a partir das relações com o meio e com o outro. A criança traz em si toda essa alegria, de seu mundo imaginário, permeado por símbolos e verdades. Transforma o irreal em real no âmago das suas ações, no brincar e vivenciar o momento presente, nos mostrando que é possível ver o belo em todas as situações”, explica Juliana.

A Escola Bosque das Letras

A escola é antes de mais nada um espaço de cultura, de criação e fortalecimento de vínculos, de exploração, de construção do conhecimento através das relações afetivas e assim continuará. Ensinar e aprender de forma que as experiências do educador e dos educandos na relação pedagógica e no espaço educativo sejam valorizadas e vivenciadas como experiência humana, mesmo em um contexto atípico, pois tais valores são fundamentais para o desenvolvimento de cada um.

Felizmente, a Bosque das Letras conta com uma estrutura educacional incrível, com muita área verde, bosque, árvores, trilha, horta e animais, além de diversos ambientes amplos e arejados.

“A prioridade será a utilização dos espaços ao ar livre, assim como nossas praças internas que oferecem ótima circulação de ar. Além disso, evitaremos a troca de material e acompanharemos as crianças ao banheiro para a higienização correta. As propostas pedagógicas permanecerão remotas no formato atual (Encontros Síncronos + atividades via ClassApp) e a atividade presencial contempla o acolhimento, a socialização, as atividades culturais, brincadeiras dirigidas, além é claro do livre brincar”, explica Daniela Onisanti, Coordenadora Pedagógica da Bosque das Letras.

Possibilidades

A Escola Bosque das Letras destaca-se pelo seu compromisso na valorização da infância, nas brincadeiras e explorações do meio e sabemos que, mesmo com novas medidas emergenciais para garantir o bem-estar físico, não podemos descuidar do acolhimento emocional e social de forma individualizada e coletiva.

Na prática, o acolhimento durante o distanciamento social envolve muita atenção no olhar e a ênfase nas expressões faciais e corporais, na modulação da voz durante o diálogo, para garantir o entendimento e afetividade com todos; pois além de fortalecer o vínculo, garante que a criança explorará o espaço com potência e naturalidade.

“Que possamos nos acolher mutuamente para sairmos mais fortes para experimentar viver como almejamos que nossas crianças vivam: com liberdade e alegria, construindo relações a partir da simplicidade da vida, aprendendo com o outro e com a natureza, priorizando o aqui e o agora, sem se preocupar tanto, mas vivendo cada momento intensamente com as devidas medidas de saúde e segurança!” acrescenta Juliana.

Procedimentos

De acordo com o ‘Protocolo de Retomada às Aulas Presenciais’, as crianças estão separadas por ‘Núcleos de Segurança’, mantendo o monitoramento constante para minimizar o risco de transmissão da COVID-19 e assegurar um ambiente livre de doenças.

“É um retorno gradual, justamente para adequação aos procedimentos e garantir a escola com segurança e saúde para as crianças e colaboradores”, completa Juliana, que desenvolveu o documento em parceria com profissionais da área da saúde.

Conheça alguns dos cuidados na Bosque das Letras:
  • Adequação e higienização dos espaços e objetos da escola com sinalização;
  • Tapetes sanitizantes nas entradas da escola
  • Uso de termômetro infravermelho e equipamento de proteção individual (EPI) para toda equipe, incluindo a obrigatoriedade de uso de máscaras para os pais e responsáveis.
  • Preservação do distanciamento social (1,5m).
  • As trocas das crianças serão mantidas de forma individual e cuidadosa, prezando as normas de segurança, assim como toda e qualquer higienização e alimentação;
O QUE VOCÊ PRECISA SABER:

Antes de sair de casa:

  • Verificar a temperatura da criança
  • Higienizar com álcool 70% todo material da criança.
  • Evitar levar brinquedos. Caso necessário, que seja de fácil higienização e caiba na mochila.
  • Garrafa ou copo de água da criança.

Quais são os sintomas:

  • Febre
  • Tosse
  • Dor de garganta
  • Congestão nasal ou coriza
  • Diarréia, náuseas e vômitos
  • Dores no corpo e cansaço

Ao chegar à Escola:

  • Não fazer aglomerações na porta da escola
  • Esfregar os pés na barreira química antes de entrar
  • Aferir a temperatura da criança e do acompanhante
  • Passar o álcool em gel 70% nas mãos
  • Seguir a sinalização de acesso e medidas de higiene
  • Usar máscara (acompanhante da criança e equipe)
  • Manter o devido distanciamento

Importante: A criança deverá permanecer em casa, caso apresente qualquer sintoma, comunicar a escola e retornar apenas com liberação médica.

Bosque das Letras – Uma escola para brincar, criar e aprender.

www.bosquedasletras.com.br