Educadores da Bosque das Letras encenam peça de teatro virtual ‘Cadê Todo Mundo?’

Ao contar história de forma encenada, de dramatização ou atuação teatral, ela é capaz de fazer brilhar os olhos de quem vê, principalmente, potencializada pela ingenuidade das crianças.

A fascinação pelo imaginário emociona, ainda mais quando assistimos pessoas conhecidas ‘em cena’. O livro ‘Coelhinho Zezê em: Cadê Todo Mundo?’ da Professora Jane Prado, editora Educação Infantil para Todos, ganhou vida na interpretação dos educadores da Escola Bosque das Letras, que virtualmente criaram um vídeo lindo, que foi inicialmente enviado às famílias, e agora está disponível nos canais da escola no Instagram e Youtube.

“É uma produção de nossos educadores feito com muita dedicação e carinho como uma das atividades remotas que estão sendo enviadas diariamente à nossas crianças.

Acreditamos que vínculo entre educadores e crianças traz aconchego e alegria para o dia a dia “longe” da escola! Nossa equipe continua #unidaadistância, com um objetivo de continuar proporcionando o melhor à nossas crianças!” comenta Juliana S. Conte, Diretora da Bosque das Letras.

O teatro – mesmo que encenado em uma tela de vídeo em tempos de isolamento social – é uma forma de Arte com o poder de despertar sentimentos. Segundo a Enciclopédia Britânica, a palavra teatro deriva do grego theaoma – com significado de olhar com atenção, perceber, contemplar, uma experiência intensa, envolvente e investigativa, formando o que chamam de tríade teatral: quem vê, o que se vê, e o imaginado.

‘O teatro é um fenômeno que existe nos espaços do presente e do imaginário, nos tempos individuais e coletivos que se formam neste espaço” como define o estudo “O Espetáculo do Melodrama“. Afinal, como dizem por aí: “Um bom livro é capaz de nos transportar a outros mundos, alimentar nossos sonhos, tocar nossas mais caras emoções”.

‘Cadê Todo Mundo?’ encenada pelos educadores da Bosque provocou olhares interessados, sorrisos, momentos de alegria, interação entre crianças e famílias, trazendo a literatura infantil de forma viva e envolvente, mais próxima da gente.

Continuamos…Unidos a distância!

DICAS DA BOSQUE

Que tal vivenciar com seus filhos uma “História Encenada”?

Aqui vão algumas sugestões para produzir seu próprio espetáculo:

1– Escolha uma história de interesse da criança, pode ser conhecida ou não.

2– Leia a história em voz alta para ele, quantas vezes desejarem, observando atentamente as ilustrações do livro.

3- Faça uma lista das personagens envolvidas na história.

4– Escolha as pessoas da sua família que irão interpretar cada personagem.

5– Criem “fantasias” para cada personagem utilizando: tecidos, papéis e/ou objetos, usando sua imaginação e criatividade.

6– Criem maquiagens para cada personagem.

7– E finalmente, chegou a hora de encenar: vivenciem a história representando o enredo com expressões corporais, falas e emoções que podem ser fidedignas à história real ou até mesmo adaptadas como um reconto criado por vocês!

Outra sugestão, é criar fantoches da história e encenar através de um teatro que poderá ser construído com caixa de papelão!

 

BOA DIVERSÃO!

Bosque das Letras – Uma escola para brincar, criar e aprender.

www.bosquedasletras.com.br

#EscolaBosquedasLetras, #EmCasa, #Quarentena, #EducacaoInfantil, #DistanciamentoSocial,

#Berçário, #GranjaViana. #InteraçãoComNatureza, #Pikler, #RespeitoInfância, #ValoresParaVida, #EscolasTransformadoras