Veja nossas dicas de receitas juninas para você fazer e comemorar em família

Na Bosque das Letras, nós adoramos quando chega essa época do ano para organizar a tradicional ‘Festa Junina da Bosque’. Mas como neste ano não teremos, vamos recordar e relembrar como foi nosso evento ano passado e compartilhar três receitas típicas para que vocês possam organizar o próprio ‘Arraiá’ em família, com muita alegria e positividade.

Parece que foi ontem

O sentimento é que ‘ontem mesmo’ estávamos dançando, brincando e se divertindo juntos na Festa Junina da Bosque. Neste momento em que está tudo estranho e esquisito com a pandemia COVID-19, não nos resta muita alternativa senão recordar o que nos faz feliz.

Nossa festa junina foi sensacional, repleta de delícias e muita diversão, com uma decoração feita por nossas crianças e familiares que anualmente participam das ‘Oficinas Juninas’.

“Sentiremos falta da nossa festa junina presencial, das danças, músicas ao vivo, sorrisos e abraços, mas gostaria que todos nós pudéssemos focar no lado positivo de estar junto à sua família e não deixar de comemorar! Nossa última festa junina foi sensacional, repleta de delícias e muita diversão. A decoração tomou forma pelas mãos das nossas crianças e familiares que anualmente participam das “Oficinas Juninas – pais e filhos” para fazer adereços de forma compartilhada com outras famílias. Um resultado de muita dedicação numa escola em que todos trabalham com amor! Neste ano, vamos levar esta energia positiva para nossos lares, enfeitando nossa casa, nos vestindo a caráter, preparando receitas típicas e nos divertindo com nossos filhos.” convida Juliana S. Conte, Diretora da Bosque das Letras.

Veja abaixo como foi:

Receitas Juninas

Sabemos que uma boa Festa Junina tem que ter roupas típicas, música regional, danças de quadrilha, brincadeiras de roça e, claro, muitas gostosuras para comer.

 

E para que todos possam fazer a sua própria festa junina em família com “gostinho de Bosque das Letras” a gente vai compartilhar algumas receitas:

 

Arroz doce

 

Ingredientes:

 

1 copo (tipo americano) de arroz

2 latas de leite condensado

1 lata de creme de leite

7 unidades de cravo

4 unidades de canela em pau

2 litros de leite

3 copos de água

 

Modo de fazer:

 

Coloque numa panela os 3 copos de água, o arroz, o cravo e a canela.

Deixe ferver, quando estiver quase sexo, coloque as duas latas de leite condensado e os dois litros de leite e mexa com uma colher.

Abaixe o fogo e de vez em quando dá uma mexida com a colher.

Quando perceber que o arroz ficou encorpado, desligue o fogo e acrescente a lata de creme de leite e misture levemente.

Espere esfriar um pouco e estará pronto!

 

Caldo Verde

 

Ingredientes:

 

450g de batata descascada e fatiada

4 dentes de alho fatiados

1 cebola pequena bem picada

sal

1 maço de couve-manteiga

100g de linguiça calabresa sem pele fatiada

azeite extravirgem para servir

 

Modo de fazer:

 

Coloque as fatias de batata numa panela grande com alho e cebola. Tempere com sal e cubra generosamente com água.

Cozinhe até ficarem macias. Depois amasse as batatas com espremedor. Junte mais água caso necessário para deixar o purê com consistência mais rala.

Enquanto a batata está cozinhando, corte os talos da couve, empilhe as folhas e enrole bem apertado – corte fatias bem finas.

Deixe a sopa ferver novamente. Misture a couve e a linguiça e cozinhe mais 5 minutos.

Para servir, regue com azeite e bom apetite!

 

 

Cachorro-quente da Bosque

 

Ingredientes:

 

Salsichas

Pão de hot dog

Tomates

Cebolas

Pimentões

Salsinha

Manteiga

Sal

Batatas

Leite

Maionese

Catchup

Mostarda

 

Modo de fazer o molho:

Refogar na manteiga as cebolas cortadas em rodelas até ficar bem macias, acrescentar os tomates e os pimentões e refogar mais um pouco até o tomate amolecer.

Colocar sal a gosto e salsinha.

 

Modo de fazer o purê de batatas:

Cozinhar as batatas com casca na panela de pressão.

Deixar esfriar, descascar e amassar.

Acrescentar sal a gosto, manteiga e leite a ponto de ficar com consistência de purê (não deixar muito mole para não escorrer no lanche).

 

Modo de montar o lanche (completo):

Corte o pão de hot dog, passe maionese, coloque a salsicha e acrescente os demais itens: molho, purê de batatas, mostarda e catchup.

BOM APETITE!

Bosque das Letras – Uma escola para brincar, criar e aprender.
www.bosquedasletras.com.br
#BosqueDasLetras #FestaJunina