Você sabe o que é um Bilboquê Reciclado?

Nas Dicas da Bosque, a professora Carol do ‘Grupo 4-B’ mostra o passo a passo como construir um Bilboquê com material reciclado.

Bilboquê é um brinquedo antigo de aproximadamente 475 anos conhecido em todo o mundo, recebendo nomenclatura diferente em cada região. No Japão, o bilboquê recebe o nome de kendama; na maioria dos países latino-americanos, recebe o nome de balero.

O que desenvolve na criança:

• Motricidade, noção espacial e lateralidade;

• Aprimorar a capacidade de percepção e reflexo;

• Estimular a criatividade.

Vamos fazer um currupio para brincar!

É um brinquedo muito divertido e que muitos de vocês já conhecem. Ele pode ser feito de diversas maneiras ou com tampinhas de garrafa, com botão ou se não tiverem em casa nenhum desses itens podem usar apenas um pedaço de papelão. Então vamos lá. Além desses itens, irão precisar de um pedaço de barbante e de um adulto para ajudá-los.

Currupio de papelão

  1. Desenhe um círculo no papelão e recorte;
  2. Perfure o papelão, fazendo dois furos, um ao lado do outro;
  3. Passe o barbante pelos dois furos e depois dê um nó unindo as pontas. E pronto!
  4. Para brincar segure cada ponta do barbante com uma mão. Gire a mão fazendo com que o barbante se contorça ao máximo, ai então vá puxando cada extremidade para fora e o currupio começará a girar.
  5. Para o currupio de botão, o modo de confeccionar é o mesmo do de papelão, porém ainda mais fácil, pois é só passar o barbante pelos furos do botão e dar o nó.

Vamos fazer um pião para brincar!

Peça para a família de vocês um CD que vocês já não escutem mais, que esteja riscado ou algo assim. Se vocês tiverem cola plástica colorida podem fazer desenhos nele e assim que estiverem prontos deixar secar. Enquanto isso, peça para um adulto ajudá-lo a cortar um pedaço de garrafa pet (corte a garrafa ao meio e corte um pedaço retangular). Depois de cortado o enrole, prenda com uma fita e coloque no buraco do CD. E está pronto!

+48 IDEIAS DE BRINQUEDOS DE SUCATA!

Outras Dicas da Bosque:

Bosque das Letras – Uma escola para brincar, criar e aprender.

www.bosquedasletras.com.br

#EscolaBosquedasLetras #EmCasa #Quarentena #EducacaoInfantil #DistanciamentoSocial 

#Pikler #DicasdaBosque #BrincadeiraEmCasa