Criança Protagonista

Valorizando a infância do presente para transformar o adulto do futuro

Aqui, acreditamos que a Primeira Infância é a base para que um indivíduo construa sua individualidade, autonomia e personalidade. Por isso, cuidamos para que nossas crianças possam se desenvolver em um ambiente onde compartilhem conhecimentos e explorem toda sua criatividade e imaginação.

Incentivamos em nossos projetos pedagógicos o uso de múltiplas linguagens, que se manifestam no brincar, no toque, no canto, na dança, na pintura, na interpretação, na fala e em outras tantas formas de expressão. Utilizando essas ferramentas, tão próprias das crianças, elas pesquisam sobre diferentes temas, que contemplam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

Nossa missão é valorizar a infância, permitindo que os pequenos da Educação Infantil brinquem e sejam livres para explorar elementos da natureza. Enquanto brincam as crianças elaboram experiências vividas, conhecem mais sobre si e sobre o outro e exercitam sua capacidade de invenção e criação.

No Ensino Fundamental, o brincar continua sendo levado em consideração, por ser direito da criança e inerente ao período da Infância (0 a 12 anos), sem que os objetos de conhecimento e habilidades para a construção de conhecimentos sistematizados sejam prejudicados.

As habilidades e saberes a serem desenvolvidos nas diferentes áreas do conhecimento se comunicam e permitem perspectivas científicas, históricas, literárias, artísticas e socioculturais de uma mesma questão, permitindo a construção de conceitos de maneira interdisciplinar e contextualizada.

Os ambientes do Ensino Fundamental permitem uma prática escolar contemporânea, pois contam com espaços privilegiados de busca de soluções, criações, investigações, jogos, experiências, resolução de problemas, trabalho com projetos, materiais não estruturados e sofisticados, tecnologias disponíveis para a busca de soluções empreendedoras.

As salas de aulas se transformam em um grande laboratório de experiências e, desta forma, o professor mediador traz o “mundo” para dentro da sala de aula

Acreditamos que:
• educar e cuidar são aspectos indissociáveis, pois os momentos de cuidados também são momentos de aprendizagem;
• é fundamental trocar saberes com nossa comunidade e tornar visível a aprendizagem de nossas crianças;
• a criança é um ser social que constrói seus próprios aprendizados a partir de suas relações e experiências;
• a criança é vista como protagonista das ações e o educador atua como um mediador do conhecimento, através de uma escuta atenta, respeitando as singularidades de cada um;
• cada ser humano tem uma história de vida, uma bagagem de experiências e aspectos culturais que precisam ser considerados no processo de ensino e aprendizagem. É papel do educador considerar os conhecimentos prévios de nossas crianças durante o processo educativo.