ClassApp abre um canal direto entre os pais, educadores e as crianças da escola Bosque das Letras

 

A Era digital inevitavelmente invadiu nossas vidas de todas as formas, gerando um fluxo de informação com trocas de mensagens e interações que superam qualquer previsão analógica. Em posse de um smartphone, qualquer um ganha voz e se muni de recursos e atividades que parecem não ter fim.

Diante desta nova forma de se comunicar através da telas e teclas surgem também novos dilemas e desafios. Até que ponto o excesso de mensagens torna nosso dia a dia mais produtivo ou eficiente?

A resposta, na verdade, está longe de ser elucidada já que esbarra no ponto central: o eu de ser. Cada um reage de uma forma para a mesma situação, no entanto, o que podemos afirmar com unanimidade é que uma comunicação efetiva é sinônimo de um canal direto e confiável.

Neste contexto, a Era da informação entre a escola e os pais também vive uma revolução. Esqueça os recursos de ontem, como recadinhos na agenda de papel, comunicados por e-mails, telefonemas, fotos nos grupos de WhatsApp, a tendência é o uso de um sistema de comunicação integrado, como o app ClassApp, adotado pela Bosque das Letras em 2019, para estreitar o relacionamento com as famílias de uma forma simples, interativa, e principalmente, ágil.

A Escola Bosque das Letras preza e promove encontros reais entre pais e educadores, e também acredita na eficácia da comunicação digital:

“Como psicóloga e, principalmente, como mãe consegui trazer para dentro da escola Bosque das Letras questões o que eu sentia falta, como a comunicação. Aqui nós priorizamos essa proximidade com as famílias, o contato direto com os pais e educadores, por isso estamos sempre atentos para ter essa aproximação mais efetiva”, comenta explica Juliana S. Conte, Diretora da Escola Bosque das Letras.

“O ClassApp facilitou muito esse contato entre a escola e as famílias. Além desta relação presencial dos pais na chegada das crianças ao levá-las para os espaços onde podem ter o contato direto com os profissionais e educadores da escola, o ClassApp aproximou muito quando os pais não podem estar na escola, com isso eles mantêm o contato direto com todas as areas da escola: educadores, coordenadores, direção, secretaria, financeiro, de forma muito mais rápida e eficácia”, acrescenta.

Boas práticas

Antes mesmo do incorporar a comunicação via aplicativo, a escola Bosque das Letras realizou atividades participativas e democráticas para que todos pudessem descobrir os recursos e benefícios do sistema:

“Criamos um comitê de pais para testar o aplicativo e criamos enquetes. Neste período, nossos educadores também puderam experimentar os recursos e fazer suas considerações. E durante a implantação, ainda montamos um plantão de dúvidas. Com isso tivemos 100% de adesão dos pais e agora concentramos toda comunicação num só lugar”, explica Juliana.

As boas práticas da Bosque das Letras rendeu elogios da própria empresa ClassApp, que nesta semana fez questão de visitar nossa escola para gravar um vídeo do case de sucesso. O ClassApp é uma empresa brasileira que atende mais de 600 das maiores instituições de ensino em todo o Brasil, engajando mais de 500 mil pais e alunos. A ClassApp ainda fomenta a plataforma Escolas Exponenciais que é considerado um hub de inovação na area da educação.

Guia para uma comunicação efetiva


Geralmente, 24 horas do dia não são o suficiente para realizar todas as tarefas que gostaríamos, por isso a importância de estabelecer uma comunicação eficiente no mundo conectado, tanto nesta relação escola-família, quanto no âmbito pessoal-profissional.

Nesta “economia da atenção” onde o tempo é o que existe de mais precioso na vida, levantamos aqui uns pontos para você conseguir dar o seu recado, que quanto mais direto, mais efetivo ele será.

Para os pais:

Comunicar — de forma direta ao ponto, sem rodeios, seja com educadores, coordenação, direção, entre outras areas;
Compreender— os recursos disponíveis e mecanismos para obter o esclarecimento e/ou conhecimento;
Participar – ativamente das atividades, discussões e eventos.

Para a escola:

Facilitar— o contato com pais e equipe interna fazendo uso de recursos de mídia concentrados num só lugar;
Promover— novas abordagens pedagógicas e atividades que estimulem a curiosidade dos pais e crianças;
Criar— experiências engajadoras que levem às famílias a participar e contribuir para a sociedade de maneira responsável;
Guiar— pais e os alunos para práticas éticas, legais e seguras no ambiente digital e fora dele.

Brincar, criar e aprender

Agora, nesta Era da informação digital de fluxo intenso (veja abaixo alguns dos números da utilização de a cada minuto na internet), o mais importante é saber o momento de deixar o celular de lado e viver a vida real, de preferência envolvendo brincadeiras, o pensar criativo e investigativo e também a conexão com a natureza.

  • 188 milhões de e-mails enviados
  • 4,5 milhões de vídeos assistidos no Youtube
  • 3,8 milhões de buscas no Google
  • 510 mil twittes postados
  • 55 mil fotos no Instragram

Fonte: EducaMídia www.internetlivestats.com/

 

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *