Conheça as ações da Escola Bosque das Letras neste período de quarentena

Nossa equipe pedagógica foi convidada para participar da pauta ‘AS DORES E DELÍCIAS DA EDUCAÇÃO ONLINE’ na edição de junho de 2020 da Revista TUDO para refletir sobre este novo modelo de ensinar e aprender durante a pandemia Covid-19.

Acompanhe com exclusividade a entrevista completa com trechos inéditos da conversa com a nossa diretora Juliana S. Conte:

Revista TUDO: Como vocês se adaptaram ao modelo de aulas on-line?

Na Escola Bosques das Letras, as crianças compartilham seus conhecimentos, criatividade e imaginação por meio de múltiplas linguagens que se manifestam através do brincar, do toque, do canto, da dança, da pintura, da interpretação, da fala e de outras formas de expressão.

Neste momento de isolamento social, sabíamos que nossas crianças não poderiam ter o contato físico entre elas e relacionarem-se presencialmente, mas que poderiam sim, vivenciar ricas explorações e experiências familiares, podendo compartilhar experiências com os amigos e educadores através do meio digital e, posteriormente, quando tudo isso acabar, trocar saberes em sala de aula, através de relatos e registros de suas vivências; a equipe pedagógica da Escola Bosque das Letras elaborou o: “Guia de aprendizagem remota – período de isolamento social – COVID-19”, que foi enviado às famílias como orientação à continuidade das atividades pedagógicas durante o período de quarentena utilizando-se de ferramentas tecnológicas.

Considerando a adaptação curricular para o meio digital, a escola propôs quadros de organização da rotina de acordo com cada faixa etária e, diariamente cada família recebe propostas de atividades em que a criança é protagonista das ações e a família atua como mediadora do conhecimento. Uma vez por semana, as crianças têm encontros síncronos de 30 minutos com os amigos da turma e educadores.

Revista TUDO: Como foi a preparação com a equipe?

Para a equipe da Escola Bosque das Letras, o essencial neste período tão delicado, é manter o vínculo com as crianças, pois apesar do distanciamento social é necessário manter uma proximidade relacional. Com isso, a Bosque das Letras adotou um formato dinâmico de atividades remotas, promovendo a interação com os pais e a troca de informações em direção à construção do conhecimento e estimulando a relação de pais e filhos através das propostas diárias, sempre valorizando o explorar, investigar, interagir, criar, questionar e o BRINCAR!

Revista TUDO: E como tem sido o dia a dia, na troca de experiências com as famílias?

Acreditamos que para a segurança emocional da criança, é importante que ela tenha uma rotina no ambiente familiar, e que nessa rotina, exista momentos significativos que eram vivenciados por ela na escola com os amigos e educadores, por isso mesmo, diante dos desafios atuais, a equipe pedagógica da escola continua trabalhando remotamente e envia diariamente sugestões de atividades da rotina escolar das crianças com propostas de brincadeiras, músicas, histórias cantadas, atividades de arte e movimento corporal, yoga, inglês, entre outros; além de criar soluções para a construção do conhecimento, utilizando a inovação tecnológica, sem deixar de lado a qualidade das informações, o cuidado e atenção com cada família.

“Enviamos as atividades diariamente, através do aplicativo da escola e é gratificante a aceitação e devolutiva positiva de muitas famílias, como fotos das crianças realizando as atividades com seus familiares ou vídeos de crianças felizes com mensagens para os professores. Assim, mesmo longe nos sentimos próximos!” acrescentou Daniela Onisanti, Coordenadora Pedagógica da Escola Bosque das Letras.

Revista TUDO: Qual o maior desafio deste modelo?

No período de isolamento, estamos trabalhando e nos reinventando todos os dias. Um trabalho em construção de nossos professores e de nossa equipe, sempre comprometidos com o desenvolvimento de cada uma de nossas crianças; que possamos preservar o que temos de essencial em nossas vidas: a nossa saúde e a de todos que amamos.

Sabemos que o período de reclusão foi uma surpresa para todos, que tiveram sua rotina modificada, suas prioridades alteradas e planos postergados. Diante deste cenário, a Escola Bosque das Letras manteve sempre uma relação de proximidade e transparência com as famílias, comunicando-se através de “Cartas dos Gestores aos Pais”, mantendo Canais abertos de Sugestão e realizando pesquisa de satisfação às famílias, frente ao posicionamento da escola em relação às mudanças propostas neste período.

Com o pronunciamento do governo sobre a reabertura das escolas somente a partir de setembro, a escola realizou reuniões online com as famílias para viabilizar adequações às atividades remotas de acordo com as necessidades de cada grupo e individualidade de cada criança. “Acreditamos que as atividades remotas não são o ideal modelo para a Educação Infantil, já que em nossa proposta pedagógica valorizamos as vivências, as relações e protagonismo da criança, assim dependemos da parceria dos pais para saber como a criança está ou não realizando as propostas, quais são suas preferências e necessidades, não só pedagógicas, mas também emocionais frente ao período de isolamento social que estamos enfrentando”- afirma Juliana

E nesse sentido de união, empatia e ajuda ao próximo, a Bosque das Letras também está realizando Lives e encontros com os pais com profissionais de diversas áreas como psicóloga, nutricionista e especialistas em educação para dar um apoio aos pais e conectar as famílias da escola.

Revista TUDO: Você acredita que este é um modelo que veio para ficar, mesmo após o fim a pandemia?

No retorno às aulas presenciais ainda daremos continuidade a todo trabalho de atividades remotas e encontros síncronos para crianças que fazem parte do grupo de risco e não poderão retornar à escola nos próximos meses, garantindo assim o vínculo e desenvolvimento de cada criança

Através de reuniões com toda a equipe, mesmo de forma remota, estamos elaborando um documento com os protocolos de saúde, higiene e segurança necessários para o processo de reabertura da escola, para buscarmos as melhores ações e um retorno seguro de nossas crianças à escola. Contaremos também com a participação de especialistas da área da saúde e recebemos sugestões dos pais que contribuíram com o que julgam importante no retorno, como por exemplo, não perder o acolhimento que é a essência da escola.

PRINCIPAIS AÇÕES DA BOSQUE DAS LETRAS DURANTE A COVID-19
  • Canais de comunicação direto com as famílias através do aplicativo da escola
  • Cartas dos Gestores às famílias
  • Pesquisa de satisfação enviada às famílias, frente ao posicionamento da escola em relação às mudanças propostas neste período.
  • Envio de atividades pedagógicas diárias às crianças com propostas de brincadeiras, músicas, histórias cantadas, atividades de arte e movimento corporal, yoga, inglês, entre outros, através do aplicativo da escola.
  • Encontros síncronos semanais entre educadores e crianças de cada grupo/faixa etária para manutenção dos vínculos entre família & escola.
  • Novo “Mural Criativo”- mural virtual onde as famílias podem compartilhar entre si as atividades pedagógicas que realizam em casa.
  • Elaboração do “Guia de aprendizagem remota – período de isolamento social – COVID-19” para orientação às famílias.
  • Elaboração de protocolos de saúde, higiene e segurança necessários para o processo de reabertura da escola.
  • Campanha: “Unidos à Distância”
  • Realização de encontros virtuais com os pais, para troca de experiências sobre assuntos relacionados à educação: “Conversando sobre os desafios da quarentena com crianças pequenas”
  • Reuniões coletivas online com as famílias para adequações das atividades remotas
  • Realização de ‘Lives’ – transmissões semanais ao vivo  sobre assuntos relacionados à educação, tais como: “Crianças pequenas em casa: o respeito ao tempo de cada um” – Carmen Orofino e Daniela Onisanti; “Isolamento Social e alimentação: o que podemos aprender quando a família toda se reúne em torno da mesa” – Camila Freitas e Juliana S. Conte; e “O impacto emocional da Covid-19 sobre pais e filhos. E agora, como ficamos?” com a psicóloga Fabiana Saes.
  • Dicas da Bosque: postamos em nossas redes sociais, semanalmente, dicas de atividades para pais e filhos realizarem no final de semana.
  • Blog: conteúdos semanais trazendo dicas, informações e curiosidades relacionadas aos temas educacionais.
  • Postagens de mensagens positivas em nossas redes sociais;
  • Ativação de nosso canal no YouTube para divulgação dos vídeos de atividades.
Bosque das Letras – Uma escola para brincar, criar e aprender.

www.bosquedasletras.com.br

#EscolaBosquedasLetras #EmCasa #Quarentena #EducacaoInfantil #DistanciamentoSocial