Campos de Experiência

Campos de Experiência


O eu, o outro e o nós


• Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
• Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
• Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
• Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
• Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
• Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
• Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.


Corpo, gestos e movimentos


• Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
• Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
• Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
• Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
• Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.


Traços, sons, cores e formas


• Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
• Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
• Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
• Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
• Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
• Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.


Escuta, fala, pensamento e imaginação


• Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
• Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura.
• Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
• Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
• Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.
• Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).
• Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
• Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
• Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.


Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações:


• Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
• Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
• Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
• Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
• Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).