Para pais e filhos aproveitarem o tempo com mais qualidade 

As brincadeiras são ótimas fontes de conhecimentos e aprendizados, como já mostramos no post ‘Brincar é coisa séria’. Agora para estimular ainda mais criatividade e os movimentos, selecionamos cinco brincadeiras que elas adoram!

“Selecionamos algumas atividades que além de serem muito divertidas, requerem atenção. Com isso, as crianças desempenham habilidades motoras através dos movimentos (correr, pular, rastejar…), aspectos pedagógicos e aumentam a consciência corporal,” explica Cido, professor de Educação Física na Escola Bosque das Letras.

Vamos brincar?

PIQUE ESCONDE

Faz sucesso entre a garotada de todas as idades e ajuda a gastar energia!

Como funciona: Antes de começar vamos convidar o papai, a mamãe, os irmãos e/ou primos para ter muitas pessoas na brincadeira, dessa forma vai ser muito mais divertido. Escolha uma pessoa pra contar até 30 sem olhar no “pique”, enquanto o restante se esconde. Vale estabelecer um local determinado para brincadeira, como por exemplo, somente o quintal da casa. O objetivo de quem procura é encontrar os amigos e quem se esconde de se salvar no “pique”. O primeiro que se salvar será o próximo a contar.

DESENHOS DE SEUS CORPOS 

É uma atividade muito divertida e que requer muita atenção. 

Como funciona: pegue um giz, canetinha ou lápis. Use um pedaço de papelão ou papel bem grande. Peça para alguém deitar em cima do papel ou no chão mesmo (para uso de giz que é fácil de limpar). Desenhe o contorno do corpo, desde a cabeça até os pés. Depois identifique cada parte do corpo com os nomes dos membros como: cabeça, braços, pernas, barriga (abdômen), peitoral… Depois da confecção do desenho, os participantes escolherão um pessoa para informar uma parte do corpo e todos correrão procurando algum desenho no chão ficando em pé na parte que foi dita pelo informante. Dar sequência com a brincadeira informando outra parte do corpo e assim por diante. Repetir até que todas as partes tenham sido faladas.

ESPELHO

É uma brincadeira de imitação onde ninguém fica parado!

Como funciona: uma pessoa fica na frente dos outros participantes . A pessoa vai fazer qualquer movimento, onde não pode ficar parado e todos que estiverem na brincadeira têm que se esforçar para copiar exatamente o que a pessoa fizer na frente. A dica é começar por movimentos lentos e depois ir aumentando a velocidade. Cada um terá a chance de mostrar seus movimentos na frente enquanto os imitadores têm a missão de copiar tudo como se estivessem olhando para um espelho!

CAMA DE GATO

É uma brincadeira simplesmente sensacional, simples e divertida de fazer.

Como funciona: Você precisa de um ambiente com corredor e fita crepe. Cole a fita nas paredes e pode começar a brincadeira. Você será um agente secreto que tem que passar pelo corredor de laser com ultra choque se encostar. Se conseguir passar por esse grande desafio você conseguirá resgatar seu brinquedo favorito que estará do outro lado. A ideia é atravessar sem encostar em nenhum laser. Vale passar por cima, por baixo, se arrastando. Só não vale encostar.

BOLICHE COM GARRAFA PLÁSTICAS

Utilize materiais de sucata higienizados e divirta-se.

Como funciona: Vamos precisar de 6 garrafas plásticas, preferencialmente iguais e uma Bola, pode até ser feita com meias enroladas! Depois é só posicioná-las como no boliche em um corredor ou espaço aberto e jogar a bola. O objetivo é derrubar todas as bolas, onde cada um terá sua chance para arremessar. 

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *