Além de Yoga, natação, artes marciais, iniciação esportiva e clubes de inglês (You Bilingue) estão entre as novidades da Escola Bosque das Letras

O movimento da dança, música e alegria deveria ser presente na vida de todos, principalmente na rotina das criança. O Ballet na Bosque surgiu para possibilitar às crianças um aprofundamento das expressões de sentimentos e emoções através dos movimentos da dança acompanhados por música.

“Na Escola Bosque das Letras valorizamos a Arte como parte integrante da rotina diária das crianças, já que ela desenvolve a sensibilidade, percepção, reflexão e a criatividade. E quando falamos em Arte, não nos referimos apenas a Artes Visuais e sim às diferentes linguagens artísticas como artes cênicas, dança e música também!”, explica Juliana S. Conte, diretora da Escola Bosque das Letras.

“Para crianças pequenas, principalmente de 2 a 6 anos de idade, trabalhamos o conteúdo de desenvolvimento motor e cognitivo apropriado a essas crianças que um dia no futuro possam se apaixonar pela complexidade técnica do ballet clássico”, explica a professora de ballet da Bosque Andreja Paley Picon Soares, Mestre e Doutora em Biomecânica do Movimento Humano, isto é, especialista no estudo do corpo humano aplicado nas bailarinas com uma experiência de toda uma vida ensinando a dança para crianças de 2 a 70 anos de idade.

O ballet clássico é uma técnica muito complexa construída ao longo dos anos pelos bailarinos, com isso as aulas para crianças precisam ser lúdicas e muito criativas para cativar a participação das crianças.

“É uma aula muito lúdica. As aulas são conduzidas com base numa história, onde existe um tema central e as crianças vão interpretando e desenvolvendo esse tema de forma específica com o corpo. Não existe aula mecânica que o aluno chega e faz exercícios. Por exemplo, se elas vão passear por um jardim de flores, elas têm que ser delicadas, por isso precisam andar nas pontas dos pés”, ensina Andreja.

“Dentro da aula do ballet infantil trabalhamos os elementos pedagógicos que levam a construção das habilidades motoras fundamentais, como correr, pular, saltitar, andar, rolar, arremessar, entre outras habilidades. Por isso o ballet é muito positivo quando respeitamos o momento cognitivo – motor da criança”, acrescenta Andreja que tem formação pela Royal Academy of Dance, de Londres, além de ser graduada em educação física e biologia.

O ballet para crianças é um trabalho completo para preparar a criança para qualquer outra modalidade de dança, esportiva e artística.

“Também damos grande importância a expressão musical das crianças, de compreensão e entendimento musical, temporal coordenativo”, completa.

O ballet é – pelo menos na maioria do insconsciente das pessoas leigas no assunto – o mais clássico dos estilos de dança. Dentre o glamour e a tradição, o ballet traz para as crianças pode garantir muitos movimentos, posturas, brincadeiras e aulas cheias de descobertas com palavras em francês.

Benefícios do Ballet para crianças
  • Foco, disciplina e concentração
  • Coordenação motora
  • Fortalecimento das amizades
  • Confiança
  • Aprendizagem
Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *