Alimentação

Alimentação


Cuidado especial que vai além do nutrir


Nossa cozinha é mais um espaço educativo amável, cheio de vida, experiências e significados. Mais do que apenas nutrir, o momento de uma refeição também traz aprendizados e oportunidades de vivências para as crianças, por isso temos um cuidado todo especial com a alimentação que oferecemos e como a oferecemos.

Nossa ideia é incentivar os bons hábitos desde cedo, para que nossos pequenos sejam influenciados positivamente nas escolhas alimentares que farão ao longo na vida.

A oferta de um cardápio variado, atrativo, rico em texturas, cores e sabores, somada a uma intervenção adequada e cuidadosa, é a chave para que a criança desenvolva seu paladar plenamente e tenha uma verdadeira educação alimentar.

Nossa cozinha é supervisionada por uma nutricionista, que além de cuidar do menu de nossas crianças também está à frente das aulas de culinária, incentivando os pequenos a experimentarem o novo e fazerem descobertas por meio da comida.

 

As crianças são envolvidas com os alimentos naturais desde o contato com a horta, durante plantio e colheita, e depois com o preparo dos mesmos.

Também são estimuladas a se servir, descascar as frutas, temperar as saladas e guardar a louça utilizada, favorecendo o processo de autonomia e organização.

Os educadores recebem formação da nossa nutricionista e durante as refeições estão preparados para dar o estímulo adequado através de uma condução amorosa, cautelosa, atenta e respeitosa, de forma que este momento seja repleto de identificações positivas e proporcione uma boa relação com a comida.

Porque as crianças têm fome de aprender e nós amamos ensinar e nutrir todos os tipos de saberes. Comida conta histórias, comida cria memórias, comida faz parte da cultura dos indivíduos e das sociedades. Comida é alimento para o corpo e para a alma.


Introdução Alimentar – Berçário


Os cuidados se estendem ao Berçário desde a valorização e incentivo ao aleitamento materno até a alimentação completa. As mães têm livre acesso à escola para amamentarem seus bebês, caso desejem. Temos um lactário para armazenamento de leite materno e as berçaristas estão aptas para oferecem o mesmo no copinho, se necessário.

Desde o início da introdução alimentar, os alimentos são apresentados separadamente, para que a criança reconheça o que está sendo consumido e desenvolva aos poucos o paladar e as preferências, com respeito às texturas de cada fase de desenvolvimento.

A escola também dá liberdade para que, durante a refeição, o bebê tenha a livre exploração do alimento e utilize todos os seus sentidos através do toque e do comer sozinho, sob os olhares atentos das educadoras. O objetivo é proporcionar a identificação de sabores, aromas e texturas dos mais diversos alimentos oferecidos.