Alimentação
Cuidado especial que vai além do nutrir
Nossa cozinha é mais um espaço educativo amável, cheio de vida, experiências e significados. Mais do que apenas nutrir, o momento de uma refeição também traz aprendizados e oportunidades de vivências para as crianças, por isso temos um cuidado todo especial com a alimentação que oferecemos e como a oferecemos.
Nossa ideia é incentivar os bons hábitos desde cedo, para que nossos pequenos sejam influenciados positivamente nas escolhas alimentares que farão ao longo na vida.
Todos os alimentos ofertados às crianças são preparados na escola, com redução de sal e açúcar, sem conservantes e sem corantes.
Também garantimos a isenção do açúcar até os 2 anos de idade, conforme orientações da OMS.
Sabemos que um cardápio variado, atrativo, rico em texturas, cores e sabores, somada a uma intervenção adequada e cuidadosa, é a chave para que a criança desenvolva seu paladar plenamente e tenha uma verdadeira educação alimentar.
Nossa cozinha é supervisionada por uma nutricionista, que além de cuidar do menu de nossas crianças também está à frente das aulas de culinária, incentivando os alunos a experimentarem o novo e fazerem descobertas por meio da comida.
As crianças são envolvidas com os alimentos naturais desde o contato com a horta, durante plantio e colheita, e depois com o preparo dos mesmos, já na Cozinha Experimental da escola.
Também são encorajadas a se servir, descascar as frutas, temperar as saladas e guardar a louça utilizada, favorecendo o processo de autonomia e organização.
Os educadores recebem formação da nossa nutricionista e durante as refeições estão preparados para dar o incentivo adequado através de uma condução amorosa, cautelosa, atenta e respeitosa, de forma que este momento seja repleto de identificações positivas e proporcione uma boa relação com a comida.
Porque as crianças têm fome de aprender e nós amamos ensinar e nutrir todos os tipos de saberes. Comida conta histórias, comida cria memórias, comida faz parte da cultura dos indivíduos e das sociedades. Comida é alimento para o corpo e para a alma.
Introdução Alimentar - Berçário
Os cuidados se estendem ao Berçário desde a valorização e incentivo ao aleitamento materno até a alimentação completa. As mães têm livre acesso à escola para amamentarem seus bebês, caso desejem. Temos um lactário para armazenamento de leite materno e as educadoras estão aptas para oferecem o mesmo no copinho, se necessário.
Desde o início da introdução alimentar, os alimentos são apresentados separadamente, para que a criança reconheça o que está sendo consumido e desenvolva aos poucos o paladar e as preferências, com respeito às texturas de cada fase de desenvolvimento.
A escola também dá liberdade para que, durante a refeição, o bebê tenha a livre exploração do alimento e utilize todos os seus sentidos através do toque e do comer sozinho, sob os olhares atentos das educadoras. O objetivo é proporcionar a identificação de sabores, aromas e texturas dos mais diversos alimentos oferecidos.