Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica


Aqui aprendemos assim…


Nossa proposta pedagógica construtivista é fundamentada em Jean Piaget e inspirada em outros pensadores e estudiosos na área de educação, como: Emmi Pikler, Loris Malaguzzi, Paulo Freire e Maria Amelia Pereira e Renata Meirelles, deste modo, na Escola Bosque das Letras:

• educar e cuidar são aspectos indissociáveis na relação com os bebês, pois os momentos de cuidados também são momentos de aprendizagem;

• acreditamos que é fundamental trocar saberes com nossa comunidade e tornar visível aprendizagem de nossas crianças. Aqui os espaços são considerados educadores e provocadores de relações e aprendizagens;

• a criança é um ser social que constrói seus próprios saberes a partir da relação com o outro e das experiências que vive. A interação entre o adulto e a criança é uma parceria, na qual interagem para que um objetivo comum seja alcançado: o saber.

• através de vínculos afetivos estabelecidos, as crianças aprendem a confiar cada vez mais no adulto e em seus próprios potenciais. Estimulamos as competências das crianças que são protagonistas das próprias ações;

• respeitamos as experiências singulares, a escuta do que as crianças estão nos dizendo e valorizamos a diversidade;

 

• consideramos que o ser humano tem uma história de vida, uma bagagem de experiências e aspectos culturais que precisam ser considerados no processo de ensino e aprendizagem, sendo assim, é papel do educador sempre considerar os conhecimentos prévios de nossas crianças durante o processo educativo;

• as crianças compartilham seus conhecimentos e saberes, sua criatividade e imaginação por meio de múltiplas linguagens que se manifestam através do brincar, do desenho, do canto, da dança , da pintura, da interpretação, da fala e de outras formas de expressão. Registrar, fotografar, gravar e filmar são partes da nossa rotina.

• o brincar é necessidade de toda criança e sinônimo de aprendizagem, enquanto brinca a criança elabora experiências vividas, conhece mais sobre si e sobre o outro e exercita sua capacidade de invenção e imaginação;

• nosso currículo é pautado pela Base Nacional Curricular Comum e a aprendizagem é organizada por projetos de investigação, que as convidam a pesquisar sobre diferentes temas e áreas do conhecimento, além de atividades de sequencias didáticas e outros recursos, contemplando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social de nossos alunos.