As histórias sobre o desfralde das crianças variam muito, inclusive dentro de uma mesma família e contexto cultural.

É certo que cada família viverá um processo muito singular no desfralde das crianças, mas acreditamos que algumas dicas poderão ser muito valiosas para diminuir as dificuldades ao longo deste caminho.

Enquanto pais e educadores, é importante identificarmos se a criança está mesmo pronta para iniciar seu desfralde, então devemos considerar que é por volta dos dois anos de idade a maior parte das crianças demonstram ter um bom controle muscular. Abaixam, sentam e correm com segurança, apresentando condições neurológicas e psicomotoras adequadas para controlar seus esfíncteres.

Nesta fase as crianças passam a demonstrar sinais de que estão preparadas para controlar a sensação visceral da bexiga e intestinos cheios, e a perceber quando estes precisam ser esvaziados. Este é um momento em que a escola e família devem estabelecer uma parceria para apoiar a criança no desfralde, garantindo uma transição tranquila e sem traumas.

Na Escola Bosque das Letras, valorizamos a individualidade de cada criança e atuamos de forma personalizada, proporcionando orientações e trocas de experiências entre as famílias, além de reunião com a coordenação pedagógica e direção.

NOSSO PRÓXIMO ENCONTRO SOBRE ESSE TEMA SERÁ DIA 16/MAIO (4a feira) das 19hs as 21hs

PARTICIPE!!!