Estamos nos aproximando do mês de junho e, com isso, o cheirinho de milho cozido já já estará pela escola. Aos poucos, as bandeirinhas, danças juninas e chapéus de palha também ganham espaço por aqui!. As crianças mais velhas ensinam as brincadeiras e músicas típicas aos mais novos, assim valorizamos o saber da criança e da tradição oral nesta construção coletiva.

As festas juninas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses, e aqui sofreram intensa miscigenação com tradições e cultos característicos de outras etnias, que também realizavam celebrações durante o solstício de inverno. As comidas típicas da festa junina brasileira são exemplos das influências trazidas pelos indígenas, como o uso de pratos feitos com milho e mandioca.

Na Escola Bosque das Letras, a festa junina é celebrada como uma manifestação cultural, sem caráter religioso. É uma festa que traz alegria, encontros, brincadeiras, arte e muitas comidinhas típicas, que permitem o aconchego entre as famílias e propicia a troca de “causos”, recordações de cantigas e muita prosa. Em breve, vocês serão convidados a entrar neste clima, participando dos tradicionais cantos juninos para confecção coletiva de alguns adereços da festa.